Ator Iniciante

Bate-Papos   |       |    8 de julho de 2009    |    5 comentários

Às 0h35 de quarta-feira, Valmir Júnior postou em seu twitter:

vixe, percebi que o @atoriniciante se foi sem deixar rastro, não tem blog, não tem twitter… que droga, alguém aí sabe o que aconteceu?

Alguns minutos depois, chegou uma sms do Maurício:

Ator iniciante apagou tudo!

Com a mesma velocidade que surgem novas celebridades, o ator iniciante veio e se foi. Ele primeiro teve um blogspot, depois migrou prum wordpress. No meio do caminho, abriu uma conta do twitter. E de uma hora para outra sumiu, levando com ele todos os perfis em seu nome.

A última manifestação que li desse anônimo personagem, veio num e-mail curto, mas bem explicativo:

Tive que excluir o blog. O negócio ia ficar público. E eu conheço gente graúda que suspeitava que era eu. Então, me despeço do blog. Mas pode publicar a entrevista. Vou tirar o twitter também. Abraço

Espero que ele me perdoe pela publicação do e-mail, que foi pessoal. Mas como um personagem anônimo, não há como chegar na sua pessoa, portanto resguardo a fonte.

O fato é que o blog e o twitter do Ator Iniciante eram muito engraçados. Fico com a tese de que ele usou humor e crítica demais. No Brasil, isso pega mal. Como ator (que ele é, pelos comentários certeiros) ele não pode sair por aí falando o que pensa sobre a máfia do SATED de São Paulo, sobre o nepotismo dos elencos televisivos brasileiros, nem descer o pau nas pseudoescolas de teatro que abundam em São Paulo (mesmo que seja só por meio de ironia bem feita). Não, isso é demais pra um ator.

Acho que essa introdução ficou meio Gil Gomes, mas tudo isso é pra dizer que o anônimo respondeu uma entrevista pra Bacante um pouco antes do site sair do ar. Com o mesmo tom que escrevia no blog, o ator iniciante responde nossas perguntas. E nós levantamos a campanha “Volta Ator Iniciante”. Pro twitter #freeatoriniciante. Se quiser, guardamos um pseudônimo só pra você postar no blog da Bacante.

Confira a entrevista:

1 – Por que fazer um blog pra dar dicas a um ator iniciante? O mercado está em baixa? Há pouca procura da carreira por conta da crise, como vem acontecendo com os padres?

O caminho das pedras, né? Porque a maioria dos atores sai de uma escola sem saber por onde começar. Ninguém diz: “Comece por aqui”. Fica no ar. Principalmente nos cursos caça-níqueis. E o ator já é um ser fodido por natureza, daí fodido e meio não dá. Então decidi fazer um blog que dê dicas, mas também reflita – acidamente, claro – o meio injusto a qual o ator está submetido no Brasil, para que ele ganhe alguma perspectiva sobre o assunto e resolva se quer mesmo essa carreira. Se quer mesmo, mesmo, mesmo, sem pestanejar, então beleza, corra. Depois que colher os louros, daí as coisas podem melhorar, quem sabe? Mas pode cair no ostracismo, tipo uma Narjara Turetta… Mas enquanto isso não acontece, meu amigo, daí você está ferrado. Vai fazer peça cômica sobre os anos 80, virar stand-up ou ser escada para o Juca de Oliveira ou não ganhar nada fazendo o seu teatro experimental/autoral/crítico e dependendo da Lei de Fomento.

Quanto à crise, acho que isso estimula ainda mais para que as pessoas queiram ser atores, porque querer ganhar dinheiro fácil (como as pessoas acham que é), acordar tarde e ter glamour, ser conhecido, querido e tudo o mais, isso contribui para que pessoas de baixa auto-estima almejem ser atores e eles querem alavancá-la de alguma for… Vai, de QUALQUER forma. Ah, baixa auto-estima e baixa libido também pode ser o oposto da extroversão dos atores e levar um ser a tornar-se padre.

2 РPor que o desejo de ser um ator iniciante, e ṇo um cirurgịo dentista iniciante, por exemplo?

Ah, porque um cirurgião dentista iniciante ganha muito mais. E o ator paga um preço pelo seu ego: ser ator. E isso é masoquismo compulsivo. Todo ator tem egoísmo e masoquismo compulsivo. E todo depressivo precisa se expressar. Quem é normal vira médico, engenheiro e tal.

3 – Qual é o “ator não iniciante” que serve de inspiração pra um ator iniciante?

Nenhum, viu? Todo ator iniciante acha que é o FODA, o tal, que encanta platéias. E depois que deixa de ser iniciante, vira o ator normal que não acha que é foda. Ele tem certeza. Eu acho que eu sou FODA, que minha voz é linda e meu corpo idem e que o sistema e a Lei Rouanet estão contra mim porque ainda não me conhecem. Mas eu chego lá.

4 – O que você acha do mr. M, que revela os segredos dos mágicos?”

Um grande idiota. CQD.

5 – Na sua visão de especialista, para um ator iniciante, é ponto positivo ou negativo ser criticado na Bacante?E escrever críticas para a Bacante?

Positivo, claro. A gente precisa de resenhas pro material, pro clipping, né? Mesmo que falem mal, tenha o clipping. Ninguém lê suas matérias nos festivais, editais e no SATED. É só pra ter mesmo. E você vai ser provavelmente achincalhado na Bacante. Depois que virar hype ou beber com os críticos, a coisa melhora. Ou não. Por isso que adoro vocês.

Escrever críticas? Ummm, depende de quanto você ama sua carreira. Porque os atores de quem você falou mal vão querer sua cabeça. E nesse mercado de trabalho o que conta é quem puxa o saco de quem, quem come quem, quem indica quem… Mas com um espírito mais máriobortolotesco, quem sabe, você vira um boêmio que faz seu teatro básico de uma história só e escreve o que quiser em seu blog e ainda por cima tem gente que vai te assistir. Isso se chama “rabo”, não? Vai entender.

6 – Ator iniciante, você já teve propostas para um teste do sofá?

Já. E aceitei. Pelo sofá mesmo. Continuo iniciante, mas pelo menos minha vida sexual continua ativa. Só diretores velhos, com bafo e cheiro de alfazema que não dá, tipo Antunes Filho e Zé Celso, né? Convenhamos. Pena que se tem eu para dar pra/comer alguém pra subir na vida, também tem muitos outros. Daí vira loteria. Faça pompoarismo ou invista em cursos em sex shop para se destacar.

7 – Até quando um ator pode ser considerado iniciante? Depois do teste do sofá (pergunta acima) o ator já pode ser considerado intermediário?

Não. Ator só é ator quando estreia na Globo. Fora isso, você pode ter 90 anos de carreira, mas sua estreia é sempre na Globo. No máximo vai sair assim nos jornais: “teve uma carreira muito atribulada no teatro, mas sua estreia na Globo foi…”. Na Record, desculpe, você continua sendo um zé-ninguém.

8 – O que seria melhor para a primeira peça de um ator iniciante, se mostrar humilde com um infantil da Maria Clara Machado, agradar multidões em uma tragédia-carioca de Nelson Rodrigues, conquistar o público clássico com Shakespeare ou tirar a roupa e falar palavrão com um Heiner Müller universitário?

Nelson, é claro. Brazuca, melodramático, a ideia que as pessoas tem de teatro, né? O mais próximo de novela. O mais fácil de virar canastrão. Ah, e um prazer. Imagina, você poder gritar em cena, fazer sexo, ser canastrão e melodramático? Tudo ao mesmo tempo? Ah, orgasmos. Mostrar o Francisco Cuoco dentro de você e ainda achar que está vomitando caviar porque é Nelson não tem preço. Nelson é o que todo ator iniciante deve fazer.

9 – Qual é o trabalho mais “queima-filme”, aquele que um ator iniciante nunca deve fazer, sob risco de ter que iniciar uma nova carreira (como, por exemplo, advogado, cirurgião dentista ou crítico de teatro)?

Figurante e ator do SBT. Jamais. Figurante é bem explícito, né? Somos atores. Sem falas, não há oportunidade de aparecer. E ator tem que aparecer. Nem que seja em cima de um cavalo branco na Praça Roosevelt. E ator do SBT porque as novelas são ruins, os atores de lá também, salvas algumas exceções, mas o meio artístico já queima quem é de lá, né? Tire isso do currículo se fez novela no SBT.

10 – Atribuem a Hitchcock a seguinte frase: “ator é gado”. Qual a sua opinião a respeito dessa frase?

Gado, não. Corrijo Hitchcock. Somos todos vacas. E holandesas. A gente dá o leite e chuta o balde. Um bando de chifrudas que dão leite e derramam tudo. É o que somos.

11 – Por que o anonimato, ator iniciante? Você é procurado pela polícia?

Não sou ainda. Mas sou bem procurado por gente que quer a minha cabeça nas emissoras e no meio indie do teatro. O meio comercial nem me dá bola porque são achincalhados há tempos. Então melhor ser anônimo. Até porque vivo disso e preciso jogar o jogo. Mas preciso dessa oportunidade que novos tempos da internet dão. Destilar meu veneno para ser uma pessoa melhor. Quem sabe? Daí posso aumentar minha estima, evoluir tipo Pokemón e virar engenheiro.

12 РSugira uma pergunta que voc̻ faria a voc̻ mesmo (pode at̩ responder, se for o caso).

Ah, uma pergunta de revista de novela ou aquela que todo ator experiente ouve de um iniciante (com cara de enfado ou respondendo “estude” para não dar o caminho das pedras). Essa embaixo.

O que fazer para conseguir ser alguém como ator?
Meu amigo, fácil. É só conseguir uma pessoa só que seja um contato. Esse é o começo. Um contato certeiro. Depois disso, é só sentar e relaxar. É piloto automático. É o que fazem filhos de atores famosos, por exemplo. Mas tem de mirar certo. Não pode ser qualquer um. Gente de teatro é mais difícil, porque não dá em nada grande. Você provavelmente vai trabalhar na companhia dessa pessoa ganhando merreca. Gente de cinema idem. Um trabalho aqui ou acolá, mas a maioria dos diretores nacionais faz filme pra ele mesmo. E você vai ganhar um Kikito, provavelmente. A não ser que esse cara seja um rabudo que nem Fernando Meirelles, cujo “Cidade de Deus” virou hype. Daí quem sabe, você capitalizar em cima disso (certo, Alice Braga?). Senão, não rola. Gente da TV? Bem, esse daí, rale muito, mas não o pé. Rale outras coisas e seja rico. Que daí você consegue.

'5 comentários para “Ator Iniciante”'
  1. Mário Bortolotto's voice disse:

    Porra, brother, posso até escrever sempre sobre o mesmo personagem (eu), interpretá-lo da mesma maneira, dirigir tudo em dois dias (deixando as montagens com a mesma cara de porquice rooseveltiana), mas meus textos são diferentes pra caralho. São várias histórias de um outsider. Kerouac aprovaria!

  2. […] Aproveita, moçada, que essa iniciativa apócrifa tá com cara de que sai do ar tão rápido quanto o ator iniciante. […]

  3. André Luís disse:

    muito bom
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que pena que sumiu…

  4. Eitherl Vellarde disse:

    Acho tudo isso uma nojeira e esse fake mais ainda, um ridiculo apenas.Nada do que ele falou é novidade, mas fica claro de que ele não conseguiu nada e achincalha todo mundo.Só fala merda, ana Paula Arósio e Maria Fernanda eram umas merdas de atrizes e saíram do SBT. Todo trabalho é digno.

  5. jj disse:

    wwwwwwwwwwwwwwwwwwww

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.