Mapeamento eternamente em constrṳ̣o РBate-papo com Grupo Vivarte

Bate-Papos   |       |    3 de novembro de 2009    |    0 comentários

Grupo Experimental de Teatro Vivarte – Rio Branco – AC
Representante: Maria Rita Costa Silva

1. Financiamento: como o grupo financia seus trabalhos?

Há dez anos a gente trabalha junto e nós optamos por teatro de rua. A gente recorre a editais, lá a gente tem a Lei de Incentivo Estadual e Municipal, tem o Fundo Municipal de Cultura e tem alguns editais que de vez enquanto a gente concorre e às vezes ganha algum prêmio, como da Funarte.

2. Diálogo com o entorno: como as questões da sua região estão presentes na obra do grupo e, por outro lado, como o grupo está presente nas questões de sua região?

O nosso trabalho é mais voltado para as questões do imaginário amazônico mesmo. Por exemplo, a gente ganhou o prêmio Caravana Funarte, em 2008, e fomos para uma cidade bem distante no estado do Acre, subimos o rio durante seis dias de barco, nunca nenhum grupo tinha ido lá. Agora a gente aprovou o edital Artes Cênicas na Rua e vamos levar nosso espetáculo em uma cidade em que também nunca foi nenhum grupo de teatro, é Santa Rosa, fica na divisa com o Peru. Nós vamos chegar lá e de lá vamos pegar um barco em que vamos viajar seis dias também de barco pra chegar numa cidade muito próxima da tribo Axininca, que vai contribuir para o nosso trabalho de pesquisa do imaginário amazônico que a gente faz também nessas viagens.

3. Fator agregador: qual o fator agregador/ definidor/ de união do grupo?

Nossa opção é levar a arte onde o povo não tem acesso, essa é a nossa grande filosofia de trabalho.

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.