Talvez

Críticas   |       |    23 de julho de 2009    |    12 comentários

Tô começando na crítica, alguém me explica?

talvez

Foto: Juny KP

Essa é uma resposta à crítica de Luiz Marfuz, publicada ontem no jornal Subjetivo nº 05, veículo do FIT 2009.

Se você não leu a crítica dele, esse texto é inútil.

Luiz

Seu primeiro parágrafo deu conta de uma descrição da cena. Nós também muitas vezes fazemos isso de descrever a cena, mas vale sempre perguntar: pra quê serve isso mesmo?”

Seu segundo parágrafo também é uma descrição do que acontece na peça. A pergunta prossegue.

No início do terceiro parágrafo, fiquei com uma dúvida. O que quer dizer “ótimo intérprete e roteirista”? Você quis dizer ótimo pra quê? Gostaria de reforçar que o final desse parágrafo também é uma descrição da cena. Começo a pensar que talvez você esteja quereno dialogar com quem não viu a peça. Será que isso se efetiva? Já foi um terço da crítica.

No quarto parágrafo, mais uma dúvida. Você diz que é um “acerto” a habilidade de “passar rapidamente de um estado para outro de forma súbita, quase impercetível; estados que se atam num único fio: a espera que enlouquece”. Por que é um acerto? E pra que serve uma “presença dúbia de um sujeito em ‘estado de ficção'”? Desculpe a falta de parâmetros, mas é que fica parecendo que é só um elogio à interpretação do ator.

Sobre o quinto parágrafo, você realmente queria saber “quem está mesmo ali? Álamo que se diz Dário? Dário impregnado de Álamo?”? A que reflexão você quer nos levar? Verossimilhança? Verdade ou ficção? O final do parágrafo me parece mais uma descrição, pela chave da orelha de Lynch, que como retorno à sua crítica, devo dizer, não me disse nada (mesmo depois de rever Blue Velvet). Mas isso também é uma questão subjetiva.

Descontado o merchan do FIT no sexto parágrafo, fiquei pairando por mais uma grande descrição, a seu modo, com um elogio no final à “direção certeira e eficaz de César Augusto”. O que define uma direção certeira e eficaz? Arco e flecha ajudam?

Gostei da sugestão da pizza no sétimo parágrafo. Entendi a relação indireta com a situação do Senado brasileiro. É como se compartilhássemos de toda a merda ao assistir a peça, certo? O final do parágrafo, seguindo seu tom de elogios, é sublime “o ator, talvez, não”. Gostei sobretudo do emprego das vírgulas.

Depois de nova descrição no oitavo parágrafo, chegamos ao final do texto em que você conclui que a companhia dos atores sempre atuou bem no conjunto e que agora se lança a novos saltos. Nunca soube como definir o trabalho anterior da Cia dos Atores. Agora posso dizer que atuam bem. Resta responder: bem pra quê? E que a peça (finalmente uma reflexão) dentro do contexto das autopeças, seria “uma anti-fábrica de peças não serializadas e não expostas ao mercado comum da reprodutibilidade técnica”. Eu poderia dizer “talvez”, como você conclui o seu texto. Mas prefiro perguntar: mesmo? A própria circulação e o formato de fácil montagem não sugere uma reproditibilidade técnica? Num contexto mais amplo, a mímesis que o ator persegue a peça inteira, não seria a forma mais cara à indústria cultural e, com essa escolha, ele próprio não estaria reproduzindo esta forma mercadoria?

1 abraço

Ps: Pergunta final: você pensou que daqui a 100 anos o seu texto pode ser lido como registro histórico? Se sim, o que exatamente você quer que entendam do nosso tempo?

Ps2: Confira também a outra crítica da crítica de Talvez.

'12 comentários para “Talvez”'
  1. Paulo disse:

    Para que serve uma crítica de uma crítica?
    Pois afina, você disse menos ainda do que o outro cara…

  2. Fabricio Muriana disse:

    Boa pergunta, Paulo.
    Lendo a outra crítica da crítica de Talvez, talvez fique mais claro pra que serve. Vou incluir o link.
    Uma dica: não existem perguntas neutras.
    Abraço

  3. Paulo disse:

    Eu li a outra crítica, por isso estou perguntando. Ela se limita a “critica-la” apenas e não avançar nos questionamentos já propostos.

  4. Legal, Paulo, então você leu as duas.
    Dentre as perguntas, há uma série de apontamentos que me parecem ser “esquecidos” pelos dois críticos e quero ouvir o comentário deles. Ou o silêncio, que também seria revelador.
    Na parte dos elogios, especificamente, quero entender pra que servem. Qual é o critério para dizer que uma peça é boa? O que faz de uma direção ser certeira?
    E no que está fora da relação com a peça, ou seja, grosso modo, o que a peça modificou/moveu/transformou no crítico pra além daqueles minutos compartilhados com o ator? Isso dará conta, em alguma medida, de revelar mais aspectos da peça.
    Mas é claro, com a crítica que escrevi quero discutir muito mais a própria crítica, do que a peça. E isso também é uma escolha que leva em conta o espetáculo.
    Não sei se me faço entender.
    Abraço.

  5. Paulo disse:

    Na verdade o que você critica, é justamente a própria critica teatral não?! O problema que isso caí em uma relação tautologica pois como você disse, assim como dizer “o espetáculo é bonito”, se perguntar “o que faz um espetáculo bonito?” não avança nada e muito menos questiona nada.
    Claro que eu vejo sua intenção mas o fato é como se encara a própria crítica(e QUEM escreve a crítica), e aí vai uma posição muito particular, a crítica teatral dificilmente vai sair de algo pessoal e parcial, aceitando isso e ainda mais com o advento da internet é algo libertador, pois se você não concorda vai lá e escreve a sua (salve a bacante). A meu ver a crítica é um registro (sem deixar de ser pessoal e parcial), quanto mais ficar claro isso, melhor e melhor ainda quando se pretende a uma reflexão.
    O problema que acontece na maioria das críticas que leio, não só aqui em Bacante é primeiramente uma analise e uma leitura rapida, não levar em conta que nem sempre o leitor viu o espetáculo e se privar de ir mais fundo na analise. Realmente não me importo e nem me parece odioso quando o crítico expoe seu gosto pessoal, o problema aparece só quando isso parece turvar qualquer analise ALÉM do seu gosto (“alô, a Babi está?”). Voltando sobre a analise rasa dos espetáculos, o que acontece me parece que o linguajar dos jornais com seus cadernos de leitura e poucas linhas vira um padrão, não estou falando que o ideal seriam teses (que me parece que a academia quase tomou esse espaço de analise de “obras de arte”) mas é sintomatico que grande parte da crítica feita não vá além de simples sentenças.
    Até!

  6. Oi Paulo

    A gente precisa de mais gente puxando a discussão pra outros lados, como você fez com o seu comentário.
    Acho que, mesmo que publicássemos a mesma crítica do FIT aqui, não seria uma relação tautológica. Isso porque os veículos são muito distintos, o meio é outro, a circulação e relação com o texto é outra. Mas entendo o que você quer dizer quando afirma que minha crítica não avança em nada.
    No entanto, coloco em questão os pressupostos de crítica que temos (eu, você, o autor do FIT) ao colocar as palavras no editor de texto. Isso pq espero de um crítico de festival a relação crítica máxima. Exacerbar as relações da peça com o mundo e mostrar o que há de egóico e meramente vaidoso numa obra. Isso não veio na crítica de Talvez e tinha que vir.
    Acho que a crítica que produzo vem sempre em diálogo com meu tempo e com o meio onde estou. Não é meu papel comentar da peça, nesse caso. Porque decidi que não é meu papel. Não tenho praticamente nada a comentar da peça. Ela passou por mim como uma brisa quente no verão, uma redundância, uma lembrança esquecida três dias depois. A crítica do festival reforçou essa sensação, a meu ver.
    Quis então mostrar o surrealismo disso tudo e acho, de verdade, que no diálogo proposto, abrimos mais cítica do que falando da peça propriamente. Ou meus gostos, ou os gostos do crítico ou se crítica é ou não uma questão de gosto.
    Parto sempre do pressuposto de que crítica é incompletude. Você tem que definir se quer falar com o grupo, com o público, com quem não viu, com sua geração crítica, e, o pior de tudo, às vezes com você mesmo. Por aí, não existe texto que dê conta de analisar tudo. Mas estamos na internet e as vozes são múltiplas. A sua questão, por exemplo, dá conta de uma lacuna do texto. Outras pessoas podem escrever e dar conta de outros lados da obra (aqui na Bacante ou em qualquer lugar). Tudo pode ser linkado e a crítica propriamente pode ser a somatória dos links.
    É uma questão que me bate o tempo todo essa de que, na média, não desenvolvemos muito as questões estéticas por aqui. Mas pra mim, vem uma sensação de que há tanta coisa torta a ser apontada, que a estética fica quase, na maior parte das vezes, como um pano de fundo pra uma relação hipócrita de palco/platéia. E por isso quis colocar em questão qual é o papel do crítico nesse jogo perdido.
    Descordo de que grande parte da crítica feita não vá além de simples sentenças. Ha que se ler com calma e questionar o que não se compreende, nem se explicita. Mas acho que há mais que sentenças por aqui.
    Abraço e apareça.

  7. Cesar disse:

    Fico pensando o quanto tb as indagações podem levar a inércia de qualquer ponto de vista seja ele positivo ou não. I
    Minha pergunta, Fabrício vc viu o espetáculo ? Escreva sobre… Talvez, este advérbio ajuda, vc contribua tb para um possível desenvolvimento da a cena, do teatro, da peça, seja lá o nome que se dá ao instante, que passou e não e repete.

  8. Cesar disse:

    O final do texto seria …”e não se repete”… mas gostei de como ficou… mantenho a frase do meu primeiro post !

  9. Oi César
    Valeu pela visita. Difícil ver o diretor de uma peça por essas bandas. Pela tua pergunta, dá pra concluir que eu foquei tanto em criticar a crítica, que dá até impressão de que não assisti. Acho ótimo. O fato de ter visto ou não importa menos nesse caso, mesmo assim devo dizer que assisti duas vezes.
    A primeira vez na mostra da Cooperativa em São Paulo (lembra? aquela apresentação que atrasou meia hora) e outra em Rio Preto. Como bem apontou o Lúcio Agra, a apresentação de Rio Preto foi melhor pra ver detalhes da peça, pela distância. Mas foi uma opção minha não escrever mais sobre a peça. Queria falar da crítica e, por meio dela, falar sobre a circulação da peça. Entendo a sua cobrança por falar desse momento que não se repete. Historicamente é um crime: se só lerem as duas críticas que publiquei, ninguém saberá como é a peça. Mas quero manter a teimosia da escolha e dialogar dessa vez só com os críticos e com quem já assistiu. Toda vez que escrevo sobre uma peça, faço essa escolha (público que viu, público que não viu, grupo, curadoria, crítica). Caso veja pela terceira vez, falarei sobre a peça propriamente.
    Abraço

  10. Cesar disse:

    Fabricio,
    Vou ser bem verdadeiro. Estava dando uma pesquisada sobre a peça e cai em vc. rsrsrsrs… Talvez, olha ele ai de novo… realmente….tenha vontade de ler os “seus olhares” sobre o trabalho.
    Bem, vc viu a peça-gincana na Mostra Latina Americana em SP. Foram 2 montagens em menos de oito horas e sem equipe de suporte para isso, os vídeos foram, um fiasco. E precisei destes 30 min. para q no mínimo a peça não parasse…Meio cilada. Mas no final das contas tivemos um saldo (ou salto) no entendimento da peça com relação a distância do público. Renho vontade de ampliar a cena desta peça.
    Se tivéssemos mais tempo acho que chegaríamos em opções e escolhas mais consistentes… O próprio lixo ter sido no fosso do teatro é um ótimo exemplo.
    Em Rio Preto, onde tivemos o tempo para maturar e ocupar a sala, foi outra situação…
    Aqui no Rio estamos no Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea) dividindo a pauta com meu companheiro de Cia. dos Atores, Enrque Diaz e seu intrigante IN ON IT…
    Outro espaço outros ganhos, novas opções e assim vamos levando. Quando quiser no ver avise !
    Abracos

  11. Oi Cesar

    Se vier a São Paulo para temporada, vai ser ótimo rever a peça e trocar uma idéia com você sobre ela, inclusive pra produzir um terceiro texto.
    Abraço

  12. Juli=) disse:

    Só pra não deixar passar… Cesar disse que “talvez, este advérbio ajuda, vc contribua tb para um possível desenvolvimento da a cena, do teatro, da peça”. Penso que, talvez, pensar a crítica e falar dela também seja uma maneira de contribuir para um possível desenvolvimento da reflexão e atividade críticas que, mais adiante e por caminhos mais complexos, talvez, possa contribuir para o próprio “desenvolvimento” do teatro, seja lá o que for isso.

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.