Fevereiro de 2009

Editorial   |       |    5 de fevereiro de 2009    |    2 comentários

Vendida e mal paga

Pessoal, a Bacante tem orgulho de comunicar a vocês, nossos leitores assíduos (pai, mãe, tia…), que: nós ganhamos o PAC NA MESMA EDIÇÃO QUE A RITA CADILLAC! Não é uma emoção? Tá certo que ela tava em outra categoria, que ela ganhou muito mais dinheiro e que tinha poucos projetos concorrendo com o dela, mas isso não diminui a alegria de ser colega dessa eterna chacrete que é, definitivamente, a Lady do Povo.

O PAC, como vocês devem saber (não, não é o famigerado Programa de Aceleração do Crescimento!), é um edital público – do Estado de São Paulo – que agora se chama ProAC e, como qualquer outro edital, é super importante pra bancar umas loucuras como a Bacante (se não fosse o PAC, só vendendo pão-de-mel e trufa). Isso, porém, não significa que essas loterias especializadas estejam isentas de críticas a seus formatos, critérios, comissões, etc. Afinal, que tipo de jurado acha que vale a pena dar dinheiro público pra Bacante? Pro filme da Rita Cadilac ainda vá lá…

O que muda e o que continua exatamente igual como sempre foi?

Ao contrário do que todos sonhávamos, os editores e colaboradores da Bacante não ficarão nem um centavo mais ricos, nem vão passar a escrever críticas sobre a cor do mar de Bora-Bora ou a barbatana direita dos peixes-palhaço. Por enquanto.

O objetivo/justificativa/conclusão/escopo/contrapartida-social desse projeto é melhorar essa gambiarra que a gente chama de sistema antes que ele exploda, melhorando também as conexões entre as críticas e entre os nossos textos e o resto da web, além de ficar mais bunitu, né? (no sentido de cuti-cuti, mesmo). Além disso, prentendemos acrescentar uma galeria de fotos – atenção, fotógrafos! O caminho está aberto! Com crédito e tudo. Mentira, com crédito e só crédito, mas pode ser bacana e ter link pro próprio site.

Por isso, se entrar no endereço que sempre foi o da Bacante e encontrar uma cara totalmente diferente, com outro layout, outra forma, e as mesmas piadas, não se assuste! Você não entrou no site errado.

Ah, e sabe isso de Bora-Bora? Então… na verdade nosso sonho mesmo, desde criancinha é conhecer Pindamonhangaba! E, vejam só!, isso sim está previsto no PAC! Traduzindo: agora a gente vai poder cobrir mais festivais no estado de São Paulo, já que, por meio do PAC, adquirimos nosso jatinho movido a gás natural, um luxo! Mas, como a grana é curta, pode ser que a gente não consiga bancar a manutenção do jatinho, então se algum leitor encontrar a gente pedindo carona em alguma estrada do interior… não estranhe. Nem negue, por favor.

Outra coisinha que muda por aqui é que resolvemos quebrar de vez qualquer relação que se pudesse estabelecer entre nós e a Vejinha SP. Para isso, daremos um fim nessa história de fechamento semanal. Nada de fechar, tudo aberto, livre, leve e solto! A gente não tem prazo pra mandar nada pra gráfica, nem precisa se preocupar com a distribuição da revista nas bancas, portanto, a partir de agora, quando você entrar na Bacante, além dos destaques e seções que você conhece, você já vai ver de cara o que houver de mais quentinho – ou seja, o último texto publicado entrará automaticamente na home. Essa é, também, uma maneira de assumirmos a estrutura de blog afrescalhado que sempre tivemos e em que sempre acreditamos como sendo a mais potente nessas terras virtuais.

As seções serão mantidas: críticas, especiais, entrevistas e blog, agora atualizadas quando der na telha (relaxa, isso já era assim, nem vai doer), pois também continua a nossa preguiça de escrever sobre qualquer coisa que não nos toque ou desperte uma impressão ou pensamento relevante.

Também continua a abertura a qualquer pessoa de qualquer canto do Brasil e do mundo que queria escrever (e em breve fotografar também!) sobre teatro com humor. Aliás, nunca é demais lembrar: a campanha por colaboradores do Acre continua! Não esqueça de mandar seu e-mail para bacante_sem_fronteiras@bacante.com.br. (Se você não mora no Acre, mas também é de algum lugar que não existe, pode escrever pra esse mesmo endereço!)

Finalmente, mais uma caracterísitica que não perdemos é a inexperiência. Talvez um pouco menos ingênua, mas com aquela velha pretensão juvenil de levantar novas reflexões ou olhar pras velhas reflexões de um jeito novo. Portanto, a gente vai continuar desrespeitando conceitos, clichês, unanimidades e grupos/ artistas café-com-leite sempre que tivermos competência pra isso. E respeitando, por outro lado, a vontade de ver teatro, escrever sobre teatro, pensar teatro e conversar sobre teatro, sobretudo se tiver um boteco – antes, durante ou depois de ver, escrever, pensar, conversar.

PS: Aqui, cabe agradecer ao senhor Marco Albuquerque, que chegou de ladinho nos comentários, logo abraçou a Bacante, escreveu alguns dos textos mais hilários que temos aqui e hoje é nosso representante oficial. Isso tudo sem contar que ele já foi do Pato com Trufas… uau.

'2 comentários para “Fevereiro de 2009”'
  1. […] As impressões sobre As 4 Chaves guardarei pruma resenha futura, tipo semana que vem. (se a preguiça não bater) Por enquanto, uso esse post como um pretexto pra postar as fotos, já que ainda não temos nosso cantinho fotográfico. […]

  2. Ol’a estamos encaminhando esse mail, para convidar para o Iv Circuito de Teatro Portugues que tera sua abertura no dia 20/04 no teatro sergio cardoso, onde estara aberto o edital para recebimento dos projetos de intercambio Brasil / Portugal, teremos como mediadora Dr Neyde Veneziano, alem da presen’ca do Adido Cultural de Angola, e outras personalidades do meio cultural artistico.
    Entre as cias que estao no brasil esta Cia de Teatro de Braga que apresentar’a aqui o espetaculo As Bacantes, dire’cao Rui Madeira, com a participa’cao de atrizes brasileiras escolhidas em oficina na Mazzaropi.
    Gostaria de um e-mail de contato para encaminhar o convite.
    Obrigada Vanessa Friggo 11 28070177

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.