I Prêmio Bacante AOCA

Especial   |       |    11 de abril de 2008    |    107 comentários

Confira aqui a lista dos vencedores. 

Inspirada nos tradicionais Prêmio APCA e Shell e para comemorar o primeiro aniversário, a Revista Bacante estabeleceu uma parceria com a Associação Obscura de Críticos de Arte (AOCA) para promover o I Prêmio Bacante AOCA de Teatro e Outros.

São passíveis de serem premiados todas as peças e quaisquer outros tipos de eventos ocorridos nos anos de 2008, 2007 ou anteriores. Os membros do júri são pessoas idôneas de reconhecido saber nas áreas mencionadas. Seus nomes não serão divulgados aqui para garantir que permaneçam seguros e a salvo de suborno. Comentários criativos poderão ser considerados.

As categorias foram criadas pelo próprio corpo de jurados e vão desde a tradicional Melhor Direção até outras sugestões apontadas antes, durante ou depois da divulgação desse prêmio.

O resultado será divulgado exclusivamente nesse site e os escolhidos serão premiados em ocasião oportuna com o Botton da Crítica, além de um presente surpresa.

Botton da Crítica

Abaixo, segue a lista dos indicados ao I Prêmio Bacante AOCA de Teatro e Outros.
Evoé!

CATEGORIA 1: Prêmio Sutiã UnBra de Melhor Pagação de Peitinho

“Pagação de peitinho” é um termo utilizado amplamente, não só pela classe teatral, para designar o instante em que alguma mulher – intencionalmente ou não – fica com seus seios à mostra. A referência aos sutiãs “Unbra” é uma brincadeira que remete ao fato destes sutiãs serem quase invisíveis, tendo uma aparência muito próxima à da pele normal do seio, de modo que poderiam ser usados até mesmo para prevenir a “pagação de peitinho” no teatro, sem tirar a credibilidade das cenas. A idéia de incluir essa categoria no Prêmio Bacante AOCA é criticar a utilização exacerbada e, portanto, muitas vezes esvaziada de sentidos, desse recurso cênico. (Esta categoria excepcionalmente conta com 18 indicados por conta da necessidade de incluir grande parte do elenco do Teatro Oficina e da peça Sobre Metiras e Segredos.)

CATEGORIA 2: Prêmio Lada de Melhor Direção

Essa categoria procura ressignificar a função do diretor nas obras de teatro contemporâneas, uma vez que seu papel é permanentemente ressignificado na história do teatro, com destaque para os trabalhos coletivizados cada vez mais freqüentes na cena paulistana. A referência à marca “Lada” é por se tratar de uma marca de carro antiga, que pode ser relacionada a uma possível postura antiquada de um diretor contemporâneo, o que não é o caso de nenhum indicado ao prêmio.

CATEGORIA 3: Melhor Trilha Sonora

O prêmio de melhor trilha sonora traz diferentes críticas implícitas. A primeira delas faz menção ao aproveitamento do que é ocasional, espontâneo, que faz parte da circunstância e não do planejamento, nem da criação cênica. Critica-se, além disso, sons indesejáveis que atrapalham a fruição das peças, tais como rangidos de cadeiras que têm problema de manutenção, sons altos e incontroláveis da cidade em peças de rua, pessoas inconvenientes fazendo comentários na platéia (fenômeno também comum no cinema), entre outros. Finalmente, a categoria faz uma crítica à pouca criatividade das trilhas sonoras de certos espetáculos.

CATEGORIA 4: Prêmio AbiPet de Melhor Ator de Plástico

Melhor ator de plástico é uma categoria abrangente. Inicialmente, englobava somente personagens representados por brinquedos feitos de material sintético. Por extensão de sentido, também incluímos atores que tenham materiais sintéticos em seus corpos (incluídos cirurgicamente), e por fim decidimos também incluir atores com interpretação artificializada, possivelmente por vícios de linguagem advindos do trabalho na televisão. A marca AbiPet, que nomeia o categoria, tem ligação clara e óbvia com a idéia de reciclagem, exatamente como acontece com objetos de plástico na nossa sociedade.

CATEGORIA 5: Prêmio Camargo Corrêa para Cias. com Nome Mais Aconchegante

A categoria pretende brincar com a aparente falta de criatividade dos nomes de diversos grupos que t̻m por mote um espa̤o, provavelmente o espa̤o de trabalho destes mesmo grupos. Incluir a Camargo Corr̻a traz a id̩ia, por tratar-se de uma construtora, de que todos ṣo espa̤os amplos Рo que ̩ fato Рe bem elaborados.

CATEGORIA 6: Cia. com Nome Mais Peculiar

As companhias teatrais, muitas vezes, escolhem nomes divertidos ou pitorescos, que podem ou não ter relação com suas trajetórias. O público, muitas vezes, acaba acostumando-se com tais nomes e nem pára para refletir sobre eles. A proposta da Bacante é ler de novo alguns nomes, com intuito principal de notar o quanto alguns deles são peculiares e divertidos.

  • Os Fofos Encenam
  • Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
  • Con-Trastes Contrastantes
  • Cia de Teatro Kiwi
  • Le Commediens Tropicales
  • Grupo Bagaceira de Teatro
  • Udi-Grudi

CATEGORIA 7: Prêmio Especial Bate que eu Gamo

Este prêmio especial tem apenas dois indicados por referir-se muito especificamente aos nomes das duas companhias que, ambos, remetem a uma ação violenta, um por meio de um substantivo, outro pelo próprio verbo.

  • Grupo Tapa
  • Grupo Espanca!

CATEGORIA 8: Prêmio Disk Amizade de Melhor Comentário

Selecionamos, nessa categoria, alguns dos comentários recebidos pelas críticas publicadas na revista desde a primeira publicação. O critério foi o de tentar relembrar as críticas mais polêmicas e que, portanto, tenham gerado os comentários mais significativos, ou por revelarem posicionamentos radicais ou por obterem efeito cômico. A maioria traz uma ironia semelhante à utilizada pela revista como essência de seus textos e, portanto, demonstra que o leitor está compreendendo e se inserindo na linguagem/jogo proposta (o) pela Revista Bacante.

  • “…vc nem me conhece, ou ja me viu em cena? se tivesse visto seria mais inteligente, pois ver bons trabalho traz sabedoria.” Noeli, comentário da peça Sobre Mentiras e Segredos.
  • “3- Achou cenario nao tao rico ??? Eh so ver o custo do espetaculo que nao beira nem de perto os 12 milhoes de dolares de miss saigon” – Henrique, comentando José e seu Manto Technicolor.
  • “Mas beleza.. Bacante eh bem a cara de voces.. só bêbados escrevem assim.. sem pensar.. apenas falam.. e que o mundo se exploda.” – Isabelle, comentando José e seu Manto Technicolor.
  • “Sim, vou fazer o papel de diretor-que-ficou-putinho-com-o-deboche-e-o-showzinho da crítica. Numa boa. Ela merece!”. Trecho do extenso comentário de Wilson Belém, para Historiettes.
  • “Vocês não entendem de nada, só falam merda. Eu sou um dos mais conceituados diretores da nova sofra paulistana. Me poupem.” Dimas, comentando A vida secreta de Batman e Robin.

CATEGORIA 9: Nome de Peça Mais Longo

Essa categoria diz em seu nome exatamente a que veio. A idéia é citar as peças que seguem uma tendência contemporânea de utilizar nomes longos para as encenações.

CATEGORIA 10: Prêmio Olivier Anquier de Cia Mais Apetitosa

Essa categoria é mais uma referência aos nomes escolhidos pelas companhias. Desta vez, a Bacante selecionou alguns relacionados à alimentação que, em tese, não têm relação próxima com o fazer teatral. Nomear a categoria de Olivier Anquier tem, justamente, a função de colocar em questão a relação entre a gastronomia e o teatro, explorada pelo próprio Oliver em uma peça teatral.

  • Cia do Feijão
  • Cia de Teatro Kiwi
  • Hamburguer no Pão de Hot Dog
  • Laranja Silvestre

CATEGORIA 11: Prêmio Glorinha Kalil de Platéia Mais Chic

No teatro brasileiro contemporâneo, aparentemente, há um espaço propício para cada tipo de peça, como se houvesse uma divisão simbólica entre espaços para peças mais comerciais e para peças mais alternativas, por exemplo. Essa divisão implícita acaba interferindo no perfil das platéias assíduas de cada teatro. Essa categoria reflete sobre essa tendência, tomando por foco os teatros mais tradicionais e reconhecidamente mais elegantes da cidade, que, justamente por sua tradição e elegância, atraem as platéias mais cuidadosas com a aparência. O termo “chic” remete ao livro da estilista que dá nome à categoria e não procura desqualificar as platéias, mas definir um estilo, um perfil que, obviamente, não é um padrão fixo, pois sempre há diversidade de freqüentadores nos espaços. Não se trata portanto de um preconceito, mas de uma observação dos espaços e de seus usuários mais comuns.

  • Platéia do Teatro Alfa
  • Platéia do Teatro Abril
  • Platéia do Credicard Hall
  • Platéia do Cultura Artística
  • Neo-Hippies na estréia de Divinas Palavras

CATEGORIA 12: Prêmio Especial Piada de Pai

“Piada de pai”é um termo amplamente conhecido fora do âmbito teatral utilizado para definir piadas que, por serem antigas demais, forçadas demais ou evidentes demais, ou acabam por perder o sentido ou se tornam ainda mais divertidas, por serem anacrônicas. Na maior parte das vezes, trata-se de trocadilhos, como é o caso da maioria dos indicados.

  • MSTesão
  • Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou!
  • Por Incrível que Parível
  • Smack! Foi um Beijo tipo Assim
  • Deznecessários
  • Olivier, Fusca e Fogão
  • Suzi Rêgo casando-se com Paulo Cesar Grande

CATEGORIA 13: Melhor Assessor de Imprensa

A categoria critica as atuações de alguns profissionais da área de assessoria de imprensa que, no exercício de sua profissão, cometem equívocos que os fazem, em vez de assessorar, atrapalhar o trabalho dos jornalistas. Por outro lado, algumas indicações são homenagens bem-humoradas a colegas de trabalho que nos auxiliam na concretização do projeto da Bacante, sendo sempre muito solícitos.

CATEGORIA 14: Prêmio Senhora dos Afogados

Trata-se de uma brincadeira com a coincidência de haver, no mesmo ano, quatro montagens da mesma obra de Nelson Rodrigues em São Paulo. Com o intuito de descontrair, a categoria indica também a reconhecida atriz internacional Pamela Anderson, que ficou famosa pelo papel de uma salva-vidas, profissão que a relaciona com o nome da categoria. Finalmente, indicar a viúva de Ulisses Guimarães é um uso crítico/artístico que traz consigo uma reflexão política e histórica ao relembrar a morte misteriosa do senador.

CATEGORIA 15: Melhor Vestido de Noiva

Casamentos são temas recorrentes em obras teatrais, especialmente nas do dramaturgo Nelson Rodrigues (caso das primeiras indicações). A indicação da Noiva Cadáver busca uma relação entre obras de arte de diferentes áreas, explicitando que se trata de um tema comum não somente no teatro. Finalmente, a indicação da cantora Wanessa Camargo é uma crítica ao excesso na divulgação e exploração da vida pessoal de artistas e celebridades momentâneas.

CATEGORIA 16: Pra Não Dizer Que Eu Não Participei

Sabemos que a criação teatral envolve muitas influências e participações em intensidades diversas. Muitas vezes, inclusive, as referências nem são todas explicitadas na ficha técnica, por exemplo, pois nela não caberiam. Por isso, é importante deixar claro que essa categoria contempla pequenas participações, sem questionar, no entanto, a importância delas para a composição do todo. Respeitamos o que se apresenta do trabalho de cada um dos indicados, principalmente porque sabemos que, muitas vezes, ele é apenas a ponta do iceberg de uma dedicação muito maior àquela obra.

CATEGORIA 17: Melhor Fotografia

Fotografia, em geral, é uma categoria de avaliação utilizada muito mais no cinema do que em teatro e, mesmo no cinema, quando aparece em comentários não-formais é de maneira genérica e pouco aprofundada. Como crítica a essa superficialidade, a Bacante não avalia a fotografia como elemento cênico, de fato, mas indica a esse prêmio peças que tragam a foto como temática. Mas vale a indicação até mesmo se apenas o título do espetáculo se referir a fotografia.

CATEGORIA 18: Prêmio Mercearia do Zé de Pior Patrocinador

Patrocínio, público ou privado, é um tema importantíssimo e muito polêmico em se tratando de teatro. A intenção ao criarmos essa categoria é questionar a identificação dos patrocinadores com a arte e a criação artística e, a partir disso, a própria transformação do teatro em uma possibilidade de investimento publicitário. A “Mercearia do Zé” é uma referência aleatória que não remete a nenhuma mercearia existente. Caso exista um estabelecimento com esse nome, trata-se de uma coincidência.

  • Cidra Cereser, em As Noivas de Nelson
  • Petrobrás, pela distribuição de bombons de Petróleo no FIT Rio Preto
  • Studio B, por sortear “hidratação cortesia paul mitchell”, na peça espírita Nosso Lar.
  • Shell Distribuidora, por patrocinar um dos principais prêmios do teatro brasileiro (?!)
  • Coca-cola, pela aposta num prêmio de teatro infantil

CATEGORIA 19: Prêmio Melhor Utilização de Dias da Semana em Nome de Peça

Essa categoria parte da observação de que, entre peças que estiveram e estão em cartaz em São Paulo, há pelo menos uma montagem em cujo título está expresso um dia da semana. Trata-se, além do uso humorístico dessa constatação, de um desafio à criatividade de quem dá o nome a tais peças.

  • Um Casal de Segunda
  • Segunda Acontece
  • Terça Insana
  • Quarta do Riso
  • Humor de Quinta
  • Sexta Básica
  • Nunca se Sábado
  • Domingo, Sem Falta, Lá em Casa

CATEGORIA 20: Prêmio Narcisa Tamborindeguy de Postura Social

Em um ano de existência da Revista Bacante, a equipe recebeu diversos convites para eventos que marcavam a estréia de alguma montagem ou o lançamento de algum festival. Na maior parte das ocasiões, tratamos com humor os convites e o oferecimento de bebidas (entre outras vantagens) aos convidados. Trata-se de uma observação crítica com relação a uma tentativa muito sutil de cooptação da imprensa especializada que, claro, não se aplica a todos os casos. Há, também, uma sinalização de que a revista está sendo reconhecida no meio em que se insere, ao ser incluída entre os convidados. A relação com a socialite Narcisa remete à presença dela em muitos eventos das mais diversas áreas, mostrando que, muitas vezes, estar no local não é, necessariamente, prova de envolvimento sincero ou de aprovação.

CATEGORIA 21: Prêmio Peixinho Fora d’Água

Essa categoria faz alusão a profissionais de outras áreas que resolveram se arriscar no teatro, caso do chef de cozinha Olivier, do crítico de cinema Rubens Ewald Filho e do apresentador/senado Clodovil. A indicação de Nemo, do filme Procurando Nemo, além de procurar explicitar, mais uma vez, as relações da arte em suas diversas manifestações, também faz referência ao fato do peixinho ficar literalmente fora d’água em uma cena da película. Os peixes citados nas peças Les Éphémères e Café com Torradas e Francisco Pés Após Pés são peixes reais que fazem parte das cenas dessas peças e são citados somente para contextualizar a categoria e torná-la mais divertida ao leitor. Finalmente, citar colaboradores e editores da própria Revista Bacante é uma auto-crítica, centrada na nossa relação com o teatro que não é acadêmica, nem reflete uma dedicação em tempo integral, já que a Bacante tem entre seus editores e colaboradores especialistas das mais diversas áreas e está aberta a esse diálogo. Sermos ou não especializados em teatro foi tema de diversos questionamentos ao longo deste um ano de existência da revista e, por isso, foi incluído aqui, neste prêmio comemorativo.

CATEGORIA 22: Prêmio Lorenzetti Cantando no Chuveiro

A expressão “cantar no chuveiro” é amplamente conhecida para além do âmbito teatral e se relaciona, de maneira geral, com um canto alegre e descompromissado, não necessariamente (ou quase nunca) profissional. Não é o caso de todos os indicados dessa categoria, já que alguns participantes dessas peças encaram a música profissionalmente. Portanto, a intenção foi relacionar aqui algumas das principais montagens que tiveram a música como elemento fundamental de sua criação no último ano, sem, a princípio, julgar a qualidade das músicas ou dos atores-cantores, mas, por outro lado, sua desenvoltura e compromisso com a criação.

E o prêmio Conjunto da Obra deste ano, vai para Bárbara Heliodora, musa inspiradora da crítica e das vovós do nosso Brasil.

Confira aqui a lista dos vencedores. 

'107 comentários para “I Prêmio Bacante AOCA”'
  1. Patricia Aguille disse:

    Tá bom, ou quer mais?Juli?
    hahahaha
    Só pra fechar no 101!

  2. Fabrício disse:

    Patricia, você continua com essa mania de criança de postar com nome falso?
    Olha, pra ficar bem fácil de assimilar. Se você continuar a encher o saco e postar informação que não tem qualquer relevância pra quem lê, nós teremos que alterar nossa política de liberdade de comentários pra banir somente você da revista.
    Esse é o último aviso.

    E não se esqueça de ir ser feliz em qqer outro canto da internet.

  3. João - Peixe fora d'agua disse:

    É ótimo a importancia que a tal de Patricia (sem acento, em latim) dá pra vocês… digno de Programa do Ratinho “cult”!!!

  4. coleguinha disse:

    É uma pena que a gente não possa votar também. Já tenho meu eleito na 13ª categoria.

  5. Juli =) disse:

    É, por enquanto não pode votar… mas pode opinar e o Ibope influencia muito a decisão final. Não vai contar seu eleito pra gente?

  6. FRED disse:

    Pessoal,
    Adorei a indicação nos melhores assessores de imprensa. Obrigado!!! Mais um ponto para a Bacante que com bom humor consegue falar de teatro sem cair nas mesmices de sempre.
    Agora que não estou mais no circuito, vou sempre colocar uns comentários. Oba, tbm vou me divertir! Grande abraços em todos.

  7. sonia kessar disse:

    Meus meninos queridos,
    Adorei a indicação “Sônia Kessar pelos melhores spams e ter melhorado da esquizofrenia”
    Apenas uma correção: É “Sonia”, sem o acento circunflexo, ok?
    Para uma esquizofrênica, um circunflexo faz toda a diferença…hahahahaha!
    Beijos com amor,

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.