Uma Vez, Nada Mais

Críticas   |       |    30 de outubro de 2010    |    1 comentários

Teatro Mudo

Essa crítica faz parte do registro do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Clique aqui e confira a cobertura na íntegra.

Uma Vez, Nada Mais

Fotos: Maurício Alcântara. Confira também a galeria de fotos do espetáculo.

O espetáculo baiano Uma Vez, Nada Mais, que seria eleito o melhor espetáculo da Mostra Nordeste do festival de Guaramiranga pelo público do festival, dentre todas as atrações que vi enquanto estive na cidade, certamente seria o que melhor se enquadraria dentro de uma abstrata classificação de “bem-feito” ou “preciso”. Com produção impecável, a comédia tem diversos atributos (interpretação, direção, figurinos, cenários, iluminação, dentre outros heliodorismos) que a qualificam para participar de festivais, circular por muitas cidades, atrair patrocínios, prêmios e agradar ao público por onde quer que passe.

O processo, como se revelou no debate e no programa do espetáculo, surgiu a partir de uma pesquisa sobre a linguagem corporal das atrizes sendo estudada a partir de diversas variações de ritmos (câmera rápida, câmera lenta, etc) – resultando em uma estética que em muito se aproxima da linguagem caricatural das histórias em quadrinhos e do cinema mudo (esta última que, por sua vez, surgiu com atores adaptando o registro corporal às múltiplas velocidades e formatos de película, mas que posteriormente se padronizou como um estilo estético que se estabeleceu comercialmente).

Partindo dessa pesquisa formal, as atrizes e a diretora Hebe Alves construíram uma fábula em torno da figura feminina no cinema mudo – que se materializaria em um espetáculo sobre duas mulheres que sonham com o grande amor que nunca se concretiza, que sempre é muito maior na idealização do que na vida real, em que os homens as enganam e elas, pobrezinhas, sofrem.

Mas sofrem com uma técnica corporal absurda de precisa, sob uma linguagem que, ao mimetizar o cinema mudo e suas personagens trazendo para o palco um ritmo e um gestual que no cinema mudo ocorre mais em função da técnica – e que aqui se transpõe como parte da estética do espetáculo – que diverte e cativa o público e prende a atenção de todos do começo ao final da apresentação. É essa técnica que Tiago Fortes elogia longamente no debate da manhã seguinte, comparando o espetáculo com a precisão e inventividade do jazz.

Uma Vez, Nada Mais

No entanto, mais uma vez em meio a uma discussão que tendia a discutir a forma (com texto, sem texto, luz assim, luz assado, etc) e não necessariamente o conteúdo do que o espetáculo falava, Zeca Ligiero trazia um contraponto que complexificava aquele papo para além do “como” – indo muito além do meu incômodo sobre a supremacia da forma para contar uma história que não conversava com seu tempo e não propunha qualquer leitura crítica sobre o papel daquelas mulheres “coitadinhas” na sociedade.

Zeca complexifica mais ao observar que as relações políticas e sociais entre as duas personagens também são altamente reveladoras: uma é costureira, outra é a cliente rica que encomenda um vestido de noiva. A relação comercial que se estabelece e as possíveis diferenças sociais que a peça sugere em muitos momentos são ignoradas para evidenciar somente a fragilidade e a idealização que essas mulheres fazem com relação ao amor. Não há nenhuma tensão entre as personagens, e em momento algum elas se libertam da condição de espera, de submissão ao mundo masculino.

Independentemente do tempo em que a história acontece (e de quais eram as condições das mulheres naquele tempo/espaço), ignora-se que há também o tempo em que a história se apresenta, em pleno século XXI. Mais do que a forma divertida e criativa, falta também encontrar uma chave de como esse conteúdo também se traduz em diálogo com o público e seu tempo.

2 mil contos de réis por um vestido

Uma Vez, Nada Mais

O espetáculo foi assistido no dia 6 de setembro de 2010, às 19h, no Teatro Rachel de Queiroz, Guaramiranga-CE, como parte do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, com entrada gratuita por meio da credencial de imprensa do festival.

Outras críticas do Festival de Guaramiranga:

Simplesmente Eu, Clarice Lispector
Voo ao Solo
As Três Irmãs
– Cacuete – A incrível performance de crendices (em breve)
– Mostra Guaramiranga Em Cena (em breve)

'1 comentário para “Uma Vez, Nada Mais”'
  1. Vilu disse:

    I really weantd to write down a small comment so as to express gratitude to you for some of the lovely steps you are writing at this site. My particularly long internet look up has finally been rewarded with wonderful facts to write about with my friends. I would admit that many of us visitors are very blessed to be in a wonderful place with so many brilliant people with beneficial basics. I feel really grateful to have encountered the site and look forward to so many more awesome moments reading here. Thank you once again for all the details.

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.