Mapeamento eternamente em constrṳ̣o РBate-papo com Grupo AE de Teatro

Bate-Papos   |       |    3 de novembro de 2009    |    0 comentários

Grupo de Teatro AE – Cruzeiro do Sul – AC
Representante: Edinilson Ney de Souza

1. Financiamento: como o grupo financia seus trabalhos?

Na verdade, como Cruzeiro do Sul é um pouco distante da capital do Acre e chegar lá é um pouco complicado porque não tem estrada, então na região do Vale do Juá, só existe o nosso grupo de teatro. Então a gente acaba se apegando às Leis de Incentivo do Estado do Acre e a prefeitura também acaba ajudando em alguns aspectos, então fica fácil porque a gente é o único grupo da cidade e a gente tem dois teatros pra trabalhar, então a gente acaba tendo uma renda legal. E tem também verba privada porque os comerciantes da cidade também ajudam. Como a cidade só tem 90 mil habitantes, quando a gente monta um trabalho que é legal, que eles gostam, fica mais fácil conseguir apoio. Então, em Cruzeiro do Sul a gente não tem o que falar, porque é muito legal com respeito a apoios culturais.

2. Diálogo com o entorno: como as questões da sua região estão presentes na obra do grupo e, por outro lado, como o grupo está presente nas questões de sua região?

A gente tem uma certa dificuldade com o diálogo, apesar de ser fácil conseguir apoios e informação pra gente, ao mesmo tempo é difícil o diálogo com a região. Mas com relação ao crescimento de Cruzeiro do Sul eles têm muito que agradecer ao nosso grupo, o diálogo se torna um pouco mais fácil. Falamos de questões da cidade no trabalho, por exemplo, os grandes empresários que apóiam a gente… Cruzeiro do Sul tem uma coisa interessante, o Jorge Viana que é ex-governador do Estado, ele é tão forte na cidade que, mesmo ele não sendo mais político, qualquer pessoa pra sair candidato precisa da aprovação dele. É tanto… O pessoal acredita tanto nele que se ele disser que vai chover à tarde, o pessoal tem que acreditar. Existem essas coisas lá em Cruzeiro do Sul. Então, nas peças a gente faz homenagem, falando dessas pessoas que ajudam Cruzeiro do Sul realmente, dão “sacolão” pra todo mundo… são 90 mil pessoas, então fica fácil ajudar todo mundo.

3. Fator agregador: qual o fator agregador/ definidor/ de união do grupo?

Uma grande necessidade de Cruzeiro do sul de ter um ato político desse tipo. Por isso que o grupo de teatro AE existe.

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.