30 anos sem Procopão

Blog   |       |    19 de junho de 2009    |    2 comentários

pecas-pessoas-personagens-capa

No twitter do Wagner Moura duas “tuitadas”, hoje, me chamaram atenção.

A primeira delas era a seguinte: “Acreditar ou não na veracidade do meu “eu twitter” é como uma escolha artística. É preferir o surrealismo ao realismo”.

Eu acredito que é ele sim.

Principalmente pelo que eu tenho lido que ele escreve.

É muito Wagner pra não ser ele mesmo.

Mas, pra não cair numa digressão, a segunda tuitada foi a seguinte: “Acompanho com enfado o fim do diploma de jornalista. Prefiro concentrar energia para polêmicas no endurecimento das regras de meia-entrada”.

Pra quem não sabe, Wagner Moura tem o diploma de jornalista. Tá com enfado por que não usa, nem precisa dele. Mas não queria nem falar disso. O ponto é outro.

Wagner Moura, o próximo Tony Ramos (valeu Muirak), ou quem sabe?, futuro-primeiro-ator-do-teatro-brasileiro – o cara que “fez o Hamlet da geração dele”, segundo a Folha – me fez lembrar de outro grande medalhão do teatro nacional. Esse, mais sincero, mais direto. Procópio Ferreira.

Hoje faz exatos 30 anos de morte de Procópio, o pai da Bibi. Fui na biblioteca daqui da minha casa, peguei o meu “Peças, pessoas personagens – o teatro brasileiro de Procópio Ferreira a Cacilda Becker”, do Decio de Almeida Prado. Olha só o que o velhinho, o Procopão, dizia ainda aos 78 anos de idade, numa entrevista ao Hamilton de Almeida Filho, reproduzida no livro:

“Pois veja: toda arte, meu amigo, é comercial, toda ela. O fato é que a arte é comercial. Você não pode oferecer ao público aquilo que o público não quer. Porque eu sempre ofereci ao meu público peças para fazer rir – porque o público quer rir, o público precisa rir”

Décio segue, ensaio afora, comentando, criticando, vida e obra do Procópio. E quem critica dá a cara a tapa também. Um trecho do Décio me chamou a atenção. Quando Décio comenta a peça “O Chá do Sabugueiro”, destacando o lance dos excessivos trocadilhos. Vou citar:

“(…) outro trocadilho, ou coisa parecida, antecipava o cair do pano, fechando a noitada. D. Marocas, a dona da casa, entra em cena aflita, chamando pela cozinheira: ‘Felicidade!… Onde está a Felicidade?’. E Jacinto Sabugueiro, seu esposo, não perde a vaza: ‘Filhinha!… a felicidade está aqui (aponta os casais Marocas, a princípio surpresa, compreende a cena e corre a abraçar o marido)’. A plateia, comentou Antônio de Alcântara Machado a propósito desses finais piegas, suspirava comovida: ‘tão Brasil!’. Ainda bem que a mulher brasileira não fora contaminada pela liberdade de costume das francesas, seja pela liberdade de modo das americanas”.

Fiquei imaginando o trabalho que deu ao Décio (desculpe o trocadilho, foi involuntário) sair de casa em casa pelo Brasil todo pesquisando modos e costumes da mulher brasileira…

'2 comentários para “30 anos sem Procopão”'
  1. Daniela disse:

    Nov30 Thanks Louise for the advice. We are new and wokirng daily on improvements. We have added a Like button to our WOW NOW footer bar. Also, once you login into the WOW NOW bar you can Like, Share and receive points for all your activities. Come back often and see how you are tracking on our Leaderboard.

  2. Now I’m like, well duh! Truly thankful for your help.

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.