Como Nasce um Cabra da Peste

Críticas   |       |    11 de novembro de 2008    |    3 comentários

Nordeste traz suas crenças pra São Paulo

Fotos: Altair Castro

Antes de escrever sobre Como Nasce um Cabra da Peste, do grupo Agitada Gang, da Paraíba, fechei a porta do meu armário pra não dar azar, desvirei meus sapatos pra ninguém da minha família morrer, tirei o pé de coelho da gaveta pra dar sorte (não para o coelho) e bati um papo virtual com o Astier – colaborador da Bacante e jornalista de João Pessoa – para ter informações mais regionais.

E não é que essa última simpatia funcionou mesmo!? Astier me interou que o autor (recém-falecido) do texto, Altimar Pimentel, era um velhinho legal muito ligado ao folclore e se baseou numa pesquisa etnográfica de Mário Souto Maior – sobre simpatias para gestantes, crendices populares nordestinas – para criar a peça.

Agora, com mais de 10 anos de peça, os paulistanos puderam conferir a montagem na Mostra Paulista de Dramaturgia Nordestina no CCSP e no CCBB, “digrátis”, para a alegria e satisfação daqueles que carregam sementes de romã embrulhadas em notas de 1 real na carteira, pra dar dinheiro. Assim, cruzei os dedos, bati na madeira e fui assistir sozinha [já que alguns amigos(as) tiveram resultado colocando Santo Antônio de ponta cabeça] a primeira peça da Mostra.

O espetáculo não fez ninguém atirar pedra na cruz e nem decepcionou quem esperava ver um registro mais regional – tanto na história embasada nas crendices populares quanto nas partituras físicas dos atores, tão bem desenvolvidas que não deixaram o espetáculo cair nem durante as piadas mais banais. Como disse o Astier no bate papo informal, “Nordeste não é isso, mas é isso também”. As aspas tiradas do contexto servem para dizer que esse retrato nordestino, que seria um pouco do que o resto do país espera do nordeste – seca, pobreza, diferentes crenças – existe, mas não está sozinho.

Também as peças de temáticas urbanas, que abordam outras questões, como Lesados (presente na Mostra) – sobre tédio e a mesmice cotidiana – têm produções realizadas na região. Mas fica a dúvida: será que a organização e curadoria da Mostra preferiram começá-la com uma dramaturgia que os paulistanos mais estão acostumados a ouvir sobre a região e, por isso, esperavam ver?

Nem precisei cruzar os dedos e apelar para ferraduras pro Astier (novamente ele) me contar uma de suas histórias, que tem tudo a ver com o estereótipo que o nordeste de vez em quando é vítima:

“Era uma peça que todo mundo falava. Aí entrou em cartaz e eu fui ver. Na minha frente, vinham duas senhoras, que eram turistas. Chegaram cedo, tiraram foto do teatro. Quando o Dadá (Venceslau), que tem uma cabeçona imensa, entra em cena, com uma baladeira caçando alguma coisa, a velhinha cutuca a outra e diz: “olha fulana, esse aí, agora, é um ator tipicamente nordestino”.

5 superstições que minha avó não me deixa esquecer até hoje

'3 comentários para “Como Nasce um Cabra da Peste”'
  1. Claudia Moreira Barbosa disse:

    Estou precisando urgente do texto Como nasce Um cabra da Peste.
    Para um amigo meu que mora em SP Franco da Rocha o mesmo precisa urgente para apresentar ao seu grupo e professor para iniciarem os ensaios.
    Por favor nos ajudem nos enviando o texto ja procuramos em muitos locais e nao conseguimos.
    Nos envie no email yniclaudia@hotmail.com

    Grata.
    Claudia

  2. marize mel disse:

    estou precisando de um texto como nasce um cabra da peste para o mrnagiar altima pimentel nua peca na escolaob

  3. Rogerio Lima disse:

    Boa tarde,
    Estou precisando do texto, como nasce um cabra da peste para trabalho teatral, como consigo?

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.