Paloma para Matar

Críticas   |       |    25 de agosto de 2010    |    0 comentários

Pop-ular

(Obs.: Crítica publicada originalmente no blog do Seminário Internacional de Crítica Teatral – evento que aconteceu em Recife e que a Revista Bacante participou como convidada)

“Oh, oh, oh, oh, ohhhh, ohh-oh-e-ohh-oh-oh”

(GAGA, Lady. Poker Face. In: Pós-Pop-Dialectical Reason. Iraq: God save us, 2010)

“Eh, eh, eh, eh, eh, eh… Stop telephoning me

Eh, eh, eh, eh, eh, eh… I’m busy

Eh, eh, eh, eh, eh, eh… Stop telephoning me

Eh, eh, eh, eh, eh, eh…”

(Idem. Telephone. Op Cit.)

Paloma para Matar é um caos. Porém, originalmente, a história é simples: três travestis dividem um barraco em Casa Amarela (bairro de Recife) e compartilham ali suas desventuras na miséria social, quando Gabriel, o filho de um deles, vem visitar o pai (às vezes mãe) para contar que vai se casar com Paloma e que ela está chegando para visitar a família do amado. Os travestis armam chiliques histéricos e quando chega a noiva iniciam uma disputa frenética de ofensas disfarçadas. A peça se desenrola até descobrirem que Paloma, na verdade “não é bolacha, mas biscoito Champagne!” e, pior, é antigo desafeto de Jurema (mãe/pai de Gabriel) – pois esta a venceu num antigo concurso – e está ali, de fato, para se vingar.

Fotos: Fátima Braga

Este era o imbróglio original… “coisa poca”, diriam alguns, por isso – não satisfeitos – os atores e o diretor Lano de Lins resolveram rechear o enredo assemelhando cada uma das personagens a um ícone pop atual: Beyoncé, Britney Spears, Lady Gaga, Amy Winehouse, Whitney Houston, Justin Timberlake e, por fim, na parede do barraco a foto da Deusa-anciã: Madonna.

A peça então é entremeada com números musicais – adaptações cômicas das famosas paradas de sucesso dos respectivos ícones pop na atualidade. O que evidencia, talvez, um aspecto do espetáculo: a sua disposição em ser um show de variedades humorístico. Ou seja, ser uma descarga de piadas, paródias musicais e situações de humor escrachado com o objetivo de gerar um acontecimento de entretenimento “popular”. De modo que as situações e o desenrolar de trama no espetáculo tornam-se apenas pretexto para o desbunde. A situação serve ao humor e não o contrário. Isto é, o desenrolar da peça é reduzido a uma justificativa para o show cômico-trash do grupo.

O procedimento não é novo, basta ligar a TV no sábado a noite – no programa Zorra Total, por exemplo, (entre tantos outros) – e veremos ali uma eterna imagem deste tipo de operação humorística. Inclusive com as mesmas linhagens temáticas e recursos cômicos: pobreza, sexualidade, ridicularização física, paródia a “mitologia” pop, escatologia etc. (exemplo aqui).

Este alinhamento a cultura de massas traz a tona uma confusão conceitual em torno do que seja popular – conceito extremamente controverso com dezenas de possíveis acepções. O termo popular pode estar associado tanto a manifestações espontâneas e/ou tradicionais de um povo ou de uma região como a um processo social de democratização do acesso a arte; pode significar tanto a arte feita pelo próprio povo – sem distinções significativas de critério entre criador e receptor – como a arte pensada para o povo. Todavia, uma comum acepção do termo é aquela que hoje é mais bem definida com o vocábulo inglês abreviado: pop. O pop refere-se, fundamentalmente, à cultura massificada ao extremo; às manifestações ligadas a indústria cultural que se alastram mundialmente com uma velocidade incrível movidas a combustível publicitário e pela imposição cultural construída pelas grandes mídias, distribuidoras, produtoras, lobby empresarial etc. – para estes, as fronteiras entre arte e mercadoria já não existem mais (ou nunca existiu).

Em Paloma para Matar a impressão é que há uma tentativa de, por meio da cultura pop, atingir uma popularização da arte, pois o espetáculo se vale da referência (mitificada) dos ícones pop, mas os apresenta na patética situação da miséria extrema e com alto grau de regionalização (tanto no vocabulário quanto nas referências cômicas – ambos ligados a Pernambuco e, especificamente, a Recife) como que “abrasileirando” a referência pop. No entanto, o problema é muito mais complexo. A começar pelo fato de o universo pop explorado não ser visualizado de forma crítica – ou seja, o espetáculo se utiliza do imaginário pop como elo com o público supostamente popular, só que ao proceder assim a peça se alinha a todo o aparato perverso da cultura de massas, vira difusora da mesma. Ao invés de perceber criticamente que esse “elo” comum (cultura pop) é algo imposto, alienante e socialmente construído pelos meios dominantes, o grupo aceita este universo como língua naturalmente universal.

Assim, o seu humor se torna uma versão underground (terceiro-mundista) da própria indústria pop. Tenta-se popularizar o teatro se valendo da parafernália ideológica mais do que disseminada na TV, música, cinema (Hollywood) etc., mas só o que se consegue é massificar o teatro.

Curiosamente, antes de assistir Paloma para Matar, assisti Os Fuzis da Sra. Carrar, com direção de João Denys. No texto, Brecht demonstra a fragilidade da posição de neutralidade. E, em certa altura do espetáculo sobre a Guerra Civil Espanhola, alguém proclama referindo a luta contra o fascismo de Franco:

“se você não está contra eles, você está colaborando com eles”

Talvez esta seja a sina de todo artista, ontem e hoje.

1 ano em temporada de sucesso

O espetáculo foi assistido no dia 15 de agosto em Recife no Teatro Alfredo Oliveira. Fez parte da programação do Seminário Internacional de Crítica Teatral do qual a Revista Bacante participou como convidada

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.