Festival de Curitiba 2009

Blog   |       |    21 de março de 2009    |    2 comentários

Quem é do Rio de Janeiro e de São Paulo e perdeu a chance de ver Tiago Lacerda, Thiago Fragoso, Zé Wilker, Marília Gabriela, Julia Lemmertz, a irmã da Marina Person, Guilherme Leme, Hugo Possolo, Isabel Teixeira e Georgette Fadel (entre outros) nos palcos, tem a oportunidade de aproveitar a repescagem no Festival de Curitiba 2009.

Eu, como a única jornalista de São Paulo no Festival que ainda não tinha visto Rainhas, aproveitei que não precisava de fila de espera (no SESC Av. Paulista, em SP, a peça ficou esgotada por semanas) e assisti, no teatro Paiol. Pra falar o óbvio, as duas atrizes (Georgette Fadel e Isabel Teixeira) são realmente boas (pra usar um juízo de valor comum, já que, inclusive, Isabel ganhou o Shell de melhor atriz por esse trabalho). Em um juízo de valor menos politicamente correto, diria que Isabel incorpora Mary Stuart e desincorpora com a desenvoltura de uma verdadeira médium recebendo o espírito Lucius (isso é, essa comparação só é válida se levarmos em conta que existe uma verdadeira médium, que Lucius não é fruto de alucinações da Zíbia e de que Isabel acredita em espíritos). Voltando pra o que interessa, as duas mandam bem.

Ainda aproveitando a repescagem dos espetáculos que não vi em Sampa, hoje conferi Calígula, em uma platéia lotada (e armada com câmeras digitais com flash, sem medo de usar durante a encenação) de gente querendo ver Tiago Lacerda – e um ou outro interessado na concepção de Gabriel Vilella, no Guairão (sabe o Teatro Abril? O Guairão é maior e tem um andar a mais… como será Tiago do terceiro andar?). Se eu quisesse ser maldosa, diria que em uma das cenas, ele usou uma maquiagem inspirada no Coringa do último filme do Batman. Mas como hoje eu to legal, vou indicar o texto do Marco.

Abaixo, a lista das peças que estão no Festival, já criticadas aqui na Bacante (pra dar uma lida se você estiver sem nada o que fazer entre uma peça e outra do Fringe):

Rainhas

Calígula

Oceano

Bate Man

Tá Namorando! Tá Namorando!

Lesados

Muito Barulho por Quase Nada

Uma Pilha de Pratos na Cozinha (esse, no Fringe)

Rosa de Vidro (Fringe)

Canoeiros da Alma (Fringe)

Falando um pouco do Fringe, pelo terceiro ano, uma galera se reuni e forma a Mostra Novos Repertórios, dentro do Fringe. No programa dessa mostra, ta escrito:

“Com o intuito de oferecer ao público do Festival de Curitiba um panorama da jovem e expressiva produção teatral da cidade, foi criada, em 2007, a Mostra Novos Repertórios. A Mostra é uma iniciativa de um punhado de companhias curitibanas, que apresentam em comum o comprometimento com a pesquisa e a busca por novas dramaturgias”.

Na coletiva de imprensa, foi questionado qual seria uma ligação maior entre os grupos, que justificasse uma mostra dentro do Fringe, já que os grupos parecem ter linhas estéticas diferentes. É coerente, em um espaço como o Fringe em que se tem muitas produções e é difícil saber de cara quais valem a pena assistir ou não, que grupos (principalmente os locais) tentem se unir pra mostrar seus trabalhos. Ano passado, vi espetáculos bons do Novos Repertótios, como Bolacha Maria, do grupo A Armadilha, que este ano está com Jornal da Guerra Contra os Taedos. Só que, assim como tem o lado bom da divulgação ser mais ampla, uma produção, que não tem nada a ver com o trabalho das outras, pode queimar o filme de todo mundo, inclusive da mostra. Exemplo: já vi um dos espetáculos do Novos Repertórios que era muito abaixo do esperado, o que levaria a pensar, se não conhecesse os trabalhos dos outros grupos, que o restante das peças da mostra seguem a mesma linha. Como fiquei sabendo que o espetáculo em questão foi escolhido um pouco aleatoriamente, por indicação, vou me arriscar em ver outros do Novos Repertórios… mas ainda com o trauma inicial.

'2 comentários para “Festival de Curitiba 2009”'
  1. […] a peça Êxodo. Este ano, marcamos uma conversa, mas infelizmente não pude ir ao Festival, que foi coberto, aqui na Bacante, pela Leca. Então, a idéia desta entrevista foi a de fazer um bate-papo por email, com direito a réplicas, […]

  2. […] – Wagner Moura cantando com a banda dele, a “Sua Mãe”, no encerramento do Festival de Curitiba 2009. […]

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.