Rainha[(s)] Рduas atrizes em busca de um cora̤̣o

Críticas   |       |    17 de novembro de 2008    |    16 comentários

Do meu atraso

Fotos: Roberto Setton

Desculpa, gente. Essa crítica era pra ter entrado na semana passada. Na real, o combinado era eu escrever sobre a estréia da peça Rainha[(s)] – duas atrizes em busca de um coração, mas – sabe como é – São Paulo, dia de chuva, peça às 20h30: não deu tempo. Não que você tenha alguma coisa a ver com isso. Mas sexta-feira, chuva de verão, sem chance. Vi no domingo, depois do ensaio de um dia cansativo. Queria que fosse pós-macarronada, mas só se tivesse visto nesse domingo agora… Enfim, o que interessa? A crítica, pois bem.

Rainha[(s)] está na Unidade Provisória do Sesc Avenida Paulista. Tem a Georgette Fadel (aquela do Gota D’Água, da entrevista e do Love N’Blembers), a Isabel Teixeira (do Gaivota – Tema para um conto curto) e é dirigido pela Cibele Forjaz (a do VemVai). E o que é? Não sei. Bem, não que eu não saiba, exatamente. Dá pra classificar de várias maneiras, todas insuficientes. Teatro pós-dramático? Talvez, pela ausência de trajetória clara dos personagens. Teatro interativo? Não dá pra dizer que uma votação seja lá uma interação, mas é uma tentativa. Investigação de novas formas? Hum, essa é difícil dizer, mas acho que não tem nada de realmente novo ali no palco.

Sinto (bonita palavra pra não dizer com veemência) que as escolhas tendem a psicologizar as duas personagens, ao invés de – o que me pareceria mais óbvio – tensionar semelhanças/diferenças históricas do tempo de Schiller (final do século XVIII e início do XIX) e do nosso tempo. No entanto, não vejo uma razão clara pra essa escolha e o resultado é uma coisa, assim, nem lá nem cá. Os fragmentos que foram apresentados não me permitem organizar um todo mínimo de onde partir pra múltiplas interpretações. O trio parece que conta demais com a compreensão do público, ou – como acontece na Gaivota da Cia dos Atores – com um pré-conhecimento do texto.

A sensação que levo é de que as coisas vão se alinhavar um pouco mais com o tempo. Acho que é a terceira vez que aceno com a necessidade de rever peças de que Georgette Fadel participa. Sinal de que encontro ali um motivo pra continuar apostando e conferindo os riscos do teatro ou o teatro de risco.

1 votação, 2 atrizes, 3 dramaturgas e muitas crises

Ps: Sentiu outra coisa totalmente diferente do que acabou de ler? Bota nos comentários, meu filho. Você não tem idéia de como será bem-vindo.

'16 comentários para “Rainha[(s)] – duas atrizes em busca de um coração”'
  1. Liz disse:

    pode comentar mesmo se não for um contraponto? haha

    é que eu concordo muito que a peça psicologiza as duas personagens ignorando as historicidades dos tempos, daí parece que a reconstrução do clássico vem para fechar, mais do que abrir as possibilidades de discussão artística, seja ela por vias racionais ou irracionais, é quase como se a relação das duas rainhas pudesse ser lida como a relação de outras personagens quaisquer.

    o pior é que a ótima atuação das atrizes parecem legitimar todas as escolhas de encenação e dramaturgia [e de fato, quase me fazem acreditar que aquilo é bom]

    mas talvez estejamos sendo duros com a mais esperada encomenda SESC do ano…
    os ingressos estão esgotados para toda temporada!
    ainda bem que tem fila de espera!

    ah, e o mais legal é que se você for da classe teatral vai poder mostrar isso pra todo mundo ao rir bem alto das piadinhas metalinguisticas!

    beijos

  2. Fabrício disse:

    é encomenda?
    arte sem crise?
    Explique-se, Liz!
    Valeu pelo comentário.
    Abração

  3. amanda frança disse:

    ai gente preciso falar…
    Georgette virou o que ? ícone?
    como promovem as pessoas da noite pro dia…
    que é ótima atriz, claro…mas acertar sempre, aí já é demais…soberana? calma minha gente…
    talvez nem ela ache isso, mas pelo comentario que ouvi dela ao final de gota dagua em uma cidade do interior a achei arrogantezinho…
    que levem seu coração…deixem o da outra

  4. […] também a crítica da peça aqui. Se você quiser conhecer o flickr do Nelson Kao, clica […]

  5. […] como a única jornalista de São Paulo no Festival que ainda não tinha visto Rainhas, aproveitei que não precisava de fila de espera (no SESC Av. Paulista, em SP, a peça ficou […]

  6. NATHALIA NAIVA disse:

    NÓS TIVEMOS AQUI EM SÃO LUIS (MARANHÃO), SEMANA PASSADA, A SEMANA DO TEATRO E O ESPETÁCULO RAINHAS FOI APRESENTADO. O QUE ACONTECEU FOI QUE MUITA GENTE SAIU DO TEATRO EM EXTASE. O ESPETÁCULO DEU UM ANIMA A VIDA DE MUITO ATOR DE SAO LUIS QUE ENCONTRAVA-SE DESMOTIVADO. FOI LINDO! NAO SEI SE ESSA IMPRESSÃO E PELA FALTA DE COSTUME QUE NÓS TEMOS DE VER BONS ESPETACULOS E MORAR PERTO DE TANTOS POSSIBILIDADES COMO VOCÊS QUE ESTÃO EM SÃO PAULO, NÃO SEI. SÓ AGRADECO A GEOGETTE, A ISABEL, A CIBELLE E TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO PROJETO, O TRABALHO DELAS CONSEGUIU TOCAR MUITA GENTE DO MEIO TEATRAL DAQUI DE SÃO LUIS. DEU MUITA MOTIVAÇÃO E FORÇA PRA CONTINUAR,INCLUSIVE A MIM, AS DIFICULDADES E RESTRINÇÕES SÃO MUITAS. ÁLIAS, NÓS BASTIDORES DO TEATRO ARTHUR AZEVEDO, LOCAL DE APRESENTAÇÃO, O QUE MAIS SE COMENTAVA ERA A GRAÇA E A HUMILDADE DAS DUAS ATRIZES.

  7. Fabrício Muriana disse:

    Nem sei o que te responder nesse comentário caixa áltico.
    Abraço

  8. SORAIA BENEVIDES disse:

    QUE CRITICA DE CUZÃO, MEDROSO E MEDÍOCRE!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    FALTOU MANDAR BJOS PRO ELENCO!

  9. Oi So
    Por cuzão, você quis dizer que o meu orifício anal é desproporcionalmente alargado? Onde, na crítica, eu coloquei essa informação? Vou tentar corrigir.
    Sobre o medroso e medíocre, também não entendi do que se trata.
    Você pode se explicar melhor?
    Obrigado pelo comentário
    Beijos

  10. […] possível conferir Crónica de José Agarrotado, que esteve em cartaz no SESC Santana em 2008. Rainh[(a)]s – duas atrizes em busca de um coração é a “peça de festival” desse ano – depois da temporada no SESC Avenida Paulista, a […]

  11. […] e dinâmicos. Fugi da Georgette e da Bel porque já as vi discutindo o processo de        Rainha[(s)] em outras ocasiões. Mas acompanhei, pela manhã, o encontro de Hugo Rodas (nome forte da Unb e da […]

  12. Só quero contar minha experiencia ao ver a peça aquie em Brasília, que como ja foi dito tbm não recebemos muitas produções ao nível de Rainha[(S)]. Eu simplismente não consigo fazer uma crítica a peça, achei genial, até concordo que não há nada de novo, mas a reutilização de outras coisas em busca do novo. Eu saí da peça em extase, Desabei a chorar e chorei até acordar no outro dia, achei simplismente genial e me tocou de tal forma que não sou capaz de ver pontos fracos na peça. Só minha experiencia.

  13. […] de dentro sentaram-se os participantes-artistas, a saber: Georgette Fadel e Isabel Teixeira (Rainhas [(s)], duas atrizes em busca de um coração); Susana Ribeiro (Esta propriedade está condenada); Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Simone […]

  14. […] – Rainha[(s)] – Duas atrizes em busca de um coração/ Palestra-demonstração – Procedimentos antropofágicos; Estética e Interculturalidade 19 […]

  15. karen disse:

    Também fui tocada pela experiência de assistir a peça. Na verdade, me deu vontade de escrever, o que parece que é o melhor efeito que a arte pode provocar nas outras pessoas. Foi uma apresentação fascinante, as atrizes estão deslumbrantes, foi inteligente e engraçado, tocante, ponto final. Sempre quando acompanho as críticas teatrais me espanta a competição entre as atrizes, por papéis e por fama(tema da peça) e o dilema é não é teatro, o que é o que é teatro (também tema da peça), isso e aquilo… essa peça parece que tem o grande valor de tratar disso sem ser acadêmica, mas original e engraçada.

  16. Márcio Braz disse:

    Olá,
    Semana passada este espetáculo passou por Manaus e dividiu todos que assistiram em opiniões. Do meu ponto de vista, adorei, embora o excesso de metalinguagem? dramaturgia cênica? chegou uma hora que cansava. O espetáculo crescia quando se concentrava no texto da Elizabeth e Mary Stuart….depois vinha o momento relax com os gracejos metalinguísticos? das dramaturgs? enfim…

    bjs a todos e parabéns as atrizes….mecheu com todos

O que você acha?

A Bacante é Creative Commons. Alguns direitos reservados. Movida a Wordpress.